A Organização Marítima Internacional (IMO) uniu forças com o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Estados Membros e a indústria do transporte marítimo para auxiliar países menos desenvolvidos no combate ao problema da água de lastro.
O título completo deste projeto é: Remoção de Barreiras para a Implementação Efetiva do Controle da Água de Lastro e Medidas de Gerenciamento em Países em Desenvolvimento. Entretanto, é mais comum se referir ao projeto como Programa Global de Gerenciamento de Água de Lastro, ou GloBallast.
Locais de demonstração
O programa pretende representar seis regiões em desenvolvimento no mundo, conforme o mapa abaixo:
Local | País | Região |
Sepetiba | Brasil | América do Sul |
Dalian | China | Ásia / Pacífico |
Bombaim | Índia | Sul da Ásia |
Ilha Khark | Irã | Área da Ropme e Mar Vermelho |
Saldanha | África do Sul | África |
Odessa | Ucrânia | Europa Oriental |
Ropme - Regional Organization for the Protection of the Marine Environment |
Contatos nos locais de demonstração
À medida que cada um dos locais se desenvolvia no programa, o sucesso era replicado para as demais regiões. As lições aprendidas nos locais de demonstração iniciais foram de grande valor no progresso do gerenciamento da água de lastro e na redução do deslocamento de espécies marinhas indesejáveis em cada região.
O Programa contou com um mecanismo de provimento contínuo de assistência técnica para os países em desenvolvimento, para que pudessem implementar as novas medidas de gerenciamento de água de lastro propostas pela IMO, quando efetivadas. A continuidade do projeto se dará por meio de uma unidade específica na IMO, após a conclusão do projeto GEF/UNDP/IMO. Isso será estruturado sobre os fundamentos conduzidos pela unidade de coordenação do programa.
Objetivos de Desenvolvimento
Os objetivos gerais do programa foram:
- reduzir a transferência de espécies marinhas nocivas via água de lastro dos navios.
- implementar as diretrizes da IMO sobre água de lastro; e
- preparar para a implementação da nova Convenção de Água de Lastro da IMO.
Objetivos imediatos
Para que se possa alcançar os objetivos gerais, o Programa possui uma série de objetivos imediatos, que estão relacionados com realizações e atividades específicas. São eles:
- Coordenação do Programa
- Comunicação, educação e mobilização
- Avaliação de risco
- Medidas de gestão de água de lastro
- Conformidade, monitoramento e efetivação
- Cooperação regional e reprodução
- Recursos e financiamento
Uma consideração de extrema importância foi a de assegurar a coordenação entre cada local e a consistência com o regime internacional. Como o transporte marítimo é uma indústria internacional, a única forma efetiva de encaminhar os problemas relacionados com tal indústria é por meio de um sistema internacional padronizado. Essa tem sido uma das características mais marcantes da IMO em seus 50 anos de história. Evitar respostas unilaterais de estados individuais consiste em um ponto chave para o sucesso do programa.
Financiamento e duração
Trata-se de um programa de quatro anos de duração( inicialmente três anos, de março de 2000 a março de 2003, com um ano de extensão, até março de 2005).
O orçamento total é e US$ 10,2 milhões, incluindo:
- US$ 7,39 milhões do GEF
- US$ 2,80 milhões de um fundo comum entre os seis países participantes.
Gestão do programa
O Programa foi implementado pelo PNUD e executado pela IMO, sob o portfólio de Águas Internacionais do GEF.
Uma Unidade de Coordenação do Programa (UCP), contando com três pessoas, foi estabelecida no âmbito da Divisão de Meio Ambiente Marinho, na sede da IMO, em Londres.
A UCP se beneficiou do suporte, facilidades e serviços da IMO. Alta prioridade tem sido dada a coordenar as atividades do Programa com atividades gerais da IMO, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da nova Convenção de Água de Lastro pelo Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC).
Pontos Focais Nacionais e respectivos Assistentes foram estabelecidos em cada um dos seis países participantes, que contaram, ainda, com o suporte de uma força-tarefa nacional, composta por uma equipe multinstitucional / multidisciplinar de especialistas.
De modo em geral, o Programa foi orientado por uma força-tarefa global, que inclui representantes do GEF, do PNUD, da IMO, dos seis países participantes, da indústria de transporte marítimo, ONGs internacionais ligadas ao meio ambiente e outras entidades que possam vir a contribuir para o Programa de maneira significativa.
Sumário do programa
Objetivos de Desenvolvimento |
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Duração |
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Investimento inicial |
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Implementação |
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Execução |
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Beneficiários |
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Parceiros |
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Atividades |
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O relatório de andamento do Programa foi atualizado a cada três meses.
Novo programa GloBallast
Estão em vias de conclusão as negociações junto ao GEF para uma segunda fase do Programa GloBallast, mas desta vez as ações estariam mais focadas em projetos regionais e menos em projetos individuais. Essa segunda fase é chamada de GloBallast Parcerias (GloBallast Partnerships), sendo que as suas atividades iniciais estão previstas para o final de 2006/início de 2007.
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