Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biodiversidade > Biodiversidade Aquática
Início do conteúdo da página

Biodiversidade Aquática

Biodiversidade Aquática ... é um termo abrangente que considera tanto o conjunto dos ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e marinhos como os seres vivos que vivem ou passam parte de seu ciclo biológico nestes ambientes. Parte destes organismos vivos, como peixes, moluscos, crustáceos e algas é considerado como " recurso pesqueiro" uma vez em  que são alvo da atividade pesqueira.

Embora a distribuição geográfica dos ambientes aquáticos não seja uniforme, eles estão presentes em todos os biomas brasileiros. Além disso, são diversos os interesses pelo uso da biodiversidade aquática ou dos recursos hídricos, cuja quantidade e qualidade são fundamentais para a manutenção da dinâmica destes ecossistemas.

A água é a base da vida conferindo um valor intrínseco aos ambientes aquáticos. Assim, as diretrizes, ações e políticas devem ser transversais não apenas geograficamente , mas setorialmente.

Dentre as ações em execução, destacam-se aquelas de coordenação da implementação da Convenção de Zonas Úmidas de Importância Internacional - Convenção de Ramsar; a de atualização da Áreas Prioritárias para a Conservação da Zona Costeira e Marinha, as de conservação de espécies ameaçadas de extinção, o controle de espécies exóticas e as ações integradas de conservação e uso sustentável dos recursos pesqueiros.

Ministério do Meio Ambiente

Secretaria de Biodiversidade - SBio

Departamento de Conservação e Manejo de Espécies 

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 8º andar,  Brasília/DF - CEP:70068-900

Telefone: (61) 2028-2132

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Departamento de Conservação de Ecossistemas

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 8º andar,  Brasília/DF - CEP:70068-900

Telefones: (61) 2028-2028/2194/2637/2292

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Fim do conteúdo da página