Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biodiversidade > Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade
Início do conteúdo da página

Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade

O Brasil é um dos países com maior capital natural do mundo. Os ecossistemas brasileiros abrigam aproximadamente 20% da biodiversidade mundial e 12% das reservas de água doce do planeta. O país possui também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 300 povos indígenas e por centenas de comunidades tradicionais que detêm um vasto conhecimento sobre a conservação da natureza.

Este capital natural e os serviços ecossistêmicos a ele vinculados, como o abastecimento de água, a polinização, a regulação do clima ou a proteção contra eventos climáticos extremos, são de grande importância, não só para a sociedade brasileira, como também para o equilíbrio ecológico e bem-estar das sociedades em nível global. Eles são essenciais para a resiliência de setores econômicos, como o agropecuário, energético, pesqueiro e florestal, dentre outros. No entanto, apesar do reconhecimento acerca da importância da biodiversidade e de ecossistemas saudáveis para o desenvolvimento econômico e social do País, esses ativos ambientais ainda não são plenamente considerados na construção e implementação de políticas e decisões empresariais.
 
O Brasil é signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) e está comprometido com metas nacionais e internacionais para 2011-2020. Estas metas envolvem o compromisso de incluir o valor da biodiversidade em estratégias nacionais e locais de desenvolvimento, de criar incentivos e garantir seu uso sustentável e dentro de limites seguros (Metas 1,2 3 e 4). Neste contexto, torna-se essencial evidenciar para a sociedade e aos tomadores de decisão, as relações de dependência e impacto entre o capital natural e a economia de forma que estas se reflitam nos processos de planejamento e na elaboração de políticas públicas e corporativas.
 
Entre 2012 e 2019, o Ministério do Meio Ambiente empreendeu, por meio do Projeto TEEB Regional-Local, ações de cooperação em um amplo esforço em nível local, regional e nacional, com o setor público e a iniciativa privada. Com ações de capacitação, disseminação de conhecimento e apoio técnico acerca das relações entre o capital natural e a economia, a iniciativa apoiou a criação e o aprimoramento de políticas públicas, propiciou a execução de projetos demonstrativos empresariais e o desenvolvimento pioneiro de contas econômicas ambientais.
 
Para entender como o projeto TEEB foi implementado e seus principais resultados, acesse o menu abaixo:

menu teeb brancomenu capacitação pequenomenu publicações pequeno
menu políticaspúblicasmenu contasmenu empresarial
 
Clique aqui para saber mais sobre as contribuições dos ecossistemas para a sociedade.
Fim do conteúdo da página