O IBAMA criou e disponibiliza em seu site o sistema "Nota Verde", uma ferramenta de informação à sociedade sobre os níveis de emissão de diferentes marcas e modelos fabricados e/ou vendidos no Brasil. É uma informação que reforça o consumo consciente ao possibilitar a classificação dos automóveis em um índice que reúne, tanto as emissões, quanto os já tradicionais parâmetros de escolha de um veículo, como potência, consumo e tipo de combustível. Também se constitui um instrumento de estímulo ao setor automotivo pela busca de tecnologias ambientalmente mais adequadas para o desenvolvimento de motores e combustíveis.
Esse sistema de informação permite consultas simples, bastando, para tanto, escolher o ano, a marca, o modelo e a versão do veículo desejado para que sejam fornecidas a Nota Verde e os dados de teste do carro. É possível também fazer a comparação simultânea de até três marcas/modelos/versão de carros, ou informar apenas o ano e obter a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas em ordem decrescente.
A "Nota Verde" se aplica a todos os modelos de veículos leves, homologados na Fase L5, e que ao serem analisados, receberam até 5 estrelas verdes concedidas conforme a soma dos seguintes critérios:
I - Por baixa emissão de poluentes convencionais (CO, NMHC e NOx):
- Modelo atendendo entre 80% e o limite = 1 estrela
- Modelo atendendo entre 60% e 80% do limite = 2 estrela
- Modelo atendendo abaixo dos 60% do limite = 3 estrelas
II - Nível de emissão de CO2, calculado a partir do valor de emissão homologado, descontando-se a parcela "etanol" (17,7% para E22 e 100% para E100) e, no caso dos veículos a álcool ou flex, fazendo-se uma média entre a emissão com E22 e com E100:
- Abaixo de 80 g/km = 1 estrela
III - Combustível utilizado:
- Veículo movido a combustível renovável (flex ou dedicado), híbrido ou elétrico = 1 estrela
Redes Sociais