Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário Internacional sobre Gestão da Qualidade do Ar


O seminário internacional sobre gestão da qualidade do ar ocorreu em 21 de outubro de 2016, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, localizado na SEPN 505, em Brasília/DF.

Este seminário fez parte da ação sobre gestão da qualidade do ar, desenvolvida pelo Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria, do MMA, no âmbito do projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Este projeto é coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) - por meio da Direção Nacional do Projeto - e pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA), e tem como objetivo contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais entre o Brasil e a União Europeia, por meio do apoio ao intercâmbio de conhecimentos técnicos.

Mais informações sobre o projeto Diálogos Setoriais União Europeia Brasil podem ser encontradas no link abaixo: 

http://sectordialogues.org/

O seminário teve como objetivos apresentar os resultados da ação desenvolvida pelo DQAM/MMA, no âmbito do Projeto Diálogos Setoriais, apresentar os dois estudos técnicos compreendidos na ação, realizar atualização sobre o andamento do processo de revisão dos padrões nacionais de qualidade do ar, apresentar a gestão da qualidade do ar em Portugal e também a visão da OMS sobre qualidade do ar e proteção a saúde. Ao final do seminário foi realizado um debate, coordenado pela Diretora do Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria, Letícia Carvalho, com os palestrantes, para discussão da situação atual no Brasil e possíveis medidas para melhoria da gestão da qualidade do ar no Brasil, observando a experiência da União Europeia.

Clique aqui para ler o relato do debate realizado ao final do seminário.

Foi registrada a presença de 57 pessoas no evento, entre eles participantes de diversos ministérios, de órgãos estaduais de meio ambiente, de técnicos do MMA, de organizações da sociedade civil e da indústria, entre outros.

Como palestrantes o seminário contou com os seguintes representantes:

Luiz Mandalho – Ministério do Meio Ambiente;
Ademilson Zamboni – Instituto Energia e Meio Ambiente;
Felipe Bottini – Green Domus;
Mara Oliveira – Organização Pan-Americana da Saúde;
Miguel Coutinho – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento;
Filomena Boavida – Agência Portuguesa do Ambiente;
Carmen Araujo – International Council on Clean Transportation.

As apresentações realizadas no seminário podem ser acessadas clicando sobre o nome dos palestrantes.
Fim do conteúdo da página