Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Temas > Relações Internacionais
Início do conteúdo da página

Relações Internacionais

As questões ambientais muitas vezes ultrapassam fronteiras nacionais, envolvendo os mais diversos países, blocos regionais e organismos internacionais na solução articulada de problemas globais. Nesse contexto, são estabelecidos e negociados princípios e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do planeta, com impacto direto, inclusive, nas políticas públicas nacionais e na sociedade brasileira.

O Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Clima e Relações Internacionais e em articulação com o Ministério das Relações Exteriores, participa, assim, da formulação do posicionamento internacional do Brasil na área ambiental. O escopo do trabalho internacional do MMA cobre, nesse sentido, diversos campos, a exemplo das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, prevenção da poluição e combate à desertificação.

Outra linha de atuação externa do MMA que merece destaque é a criação de programas com vocação internacional, a exemplo do Floresta+, que incentiva o mercado privado nacional e internacional a pagar a quem protege as florestas nativas brasileiras, e o Adote 1 Parque, que convida empresas nacionais e estrangeiras a custearem o monitoramento, a vigilância e outras despesas de conservação nos parques nacionais localizados na Amazônia.

Fim do conteúdo da página