Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Web services OGC

A tecnologia de web services possibilita que sistemas compartilhem dados independente do local físico de armazenamento e da tecnologia utilizada em cada servidor de dados.

Na área de geoprocessamento, o Open Geospatial Consortium, Inc (OGC) é a principal organização de definição de especificações técnicas para a implantação de web services.

Com essa tecnologia e os padrões OGC é possível utilizar dados geográficos em vários softwares, como ArcView, GVSig e Mapserver, sem a necessidade de armazenamento local, ou seja, pode-se compor um mapa com camadas vindas de vários provedores de dados. Para o usuário, um web service não é nada mais que um endereço na internet que deve ser incluído no software que está sendo utilizado.

No mundo todo existem web services de acesso público, inclusive no Brasil. O MMA disponibiliza uma lista com os endereços desses serviços que pode ser obtida no i3Geo ou no cliente de web services.

Muitos dos dados geográficos existentes no servidor de dados do MMA estão disponíveis também como web services. Para ver a lista de endereços, consulte o gerador automático de serviços OGC.

Fim do conteúdo da página