O setor de manufatura de equipamentos de refrigeração e ar condicionado (RAC) é responsável por 17% do consumo total de HCFC-22. A crescente demanda por novos equipamentos, especialmente de aparelhos de ar condicionado residencial, tem ainda pressionado o consumo da substância no setor de serviços para manutenção e reparo.
Com o avanço do cronograma de redução do consumo de HCFCs aprovado pelas Partes do Protocolo de Montreal em 2007, algumas empresas consumidoras de HCFC-22 iniciaram seu processo de conversão por conta própria, priorizando substâncias alternativas de alto impacto ao sistema climático global. Dessa forma, identificou-se a necessidade de desenvolver projetos que incentivem empresas elegíveis a realizarem suas conversões de forma ambientalmente correta ao migrarem para substâncias sem potencial de destruição do ozônio (PDO) e de baixo impacto ao sistema climático global.
O Projeto para o Setor de Manufatura de Equipamentos de Refrigeração e Ar Condicionado (RAC), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e execução da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), foi aprovado em dezembro de 2015, na 75ª Reunião do Comitê Executivo do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal, e tem por objetivo reduzir o consumo de HCFC-22 utilizado na manufatura de equipamentos de RAC no Brasil, diminuindo o crescimento da demanda futura pela substância no setor de serviços.
O projeto, de abrangência nacional e executado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, beneficiará empresas elegíveis visando eliminar o consumo de 65,64 t PDO de HCFC-22. Estas empresas receberão recursos doados pelo Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal para realizar a conversão tecnológica para alternativas que não agridem a camada de ozônio e o sistema climático global. O projeto fornecerá assistência técnica para avaliação de tecnologias alternativas adequadas, realização de testes pilotos de protótipos produzidos com substâncias alternativas, treinamento para a operação segura de novos equipamentos, assim como assistência para conscientização dos setores de refrigeração comercial e ar condicionado com relação às novas tecnologias.
EVENTOS
1º WORKSHOP SOBRE FLUIDOS FRIGORÍFICOS ALTERNATIVOS PARA EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL
Local: São Paulo - SP
Data: 27 de fevereiro de 2018
Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela UNIDO no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, o workshop teve por objetivo atualizar as empresas de pequeno e médio porte do setor de refrigeração comercial sobre aspectos técnicos e normativos na adoção de fluidos frigoríficos ambientalmente adequados e as tendências atuais e futuras no processo de conversão tecnológica para a eliminação do HCFC-22.
Acesse as fotos do evento
Assista o evento
2º WORKSHOP SOBRE FLUIDOS FRIGORÍFICOS ALTERNATIVOS PARA EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL
Local: Porto Alegre - RS
Data: 28 de junho de 2018
Em continuidade às ações de conscientização, difusão de informação e mobilização do setor de refrigeração comercial, o Ministério do Meio Ambiente e a UNIDO realizaram o 2º Workshop sobre Fluidos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial, no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs. Assim como o 1º workshop, realizado em São Paulo, este teve por objetivo atualizar as empresas de pequeno e médio porte do setor sobre aspectos técnicos e normativos na adoção de fluidos frigoríficos ambientalmente adequados e as tendências atuais e futuras no processo de conversão tecnológica para a eliminação do HCFC-22.
Acesse as fotos do evento
Para marcar o início das atividades de execução do componente destinado ao setor de ar condicionado, foi realizado o “Encontro sobre Tecnologias para o Setor de Ar Condicionado – Perspectivas sobre o Uso de Fluidos Frigoríficos Alternativos em Equipamentos de Ar Condicionado Residenciais”.
O evento objetivou atualizar o mercado brasileiro quanto às tecnologias em desenvolvimento e em implementação para a manufatura de equipamentos de ar condicionado com foco na adoção de fluidos frigoríficos que não destruam a camada de ozônio e apresentem baixo impacto ao sistema climático global, em especial o Propano (R 290), o HFC-32 e os HFOs.
O evento foi coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).
WORKSHOPS DE CAPACITAÇÃO SOBRE FLUIDOS ALTERNATIVOS AO HCFC-22 PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL
Foram realizados três workshops com o objetivo de auxiliar tecnicamente pequenas e médias empresas fabricantes de equipamentos de refrigeração comercial no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias ao adotarem fluidos frigoríficos alternativos ao HCFC-22.
Os ciclos de palestras apresentadas nos eventos visam contribuir com o processo de construção e aprimoramento do conhecimento sobre fluidos frigoríficos alternativos, com vista à aplicação e ao manuseio seguro e responsável.
Os eventos foram coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executados pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).
Convite do Evento - Workshop sobre Refrigeração Comercial
A- WORKSHOP SOBRE O PROPANO (R-290)
Local: São Paulo – SP
Data: 14 de março de 2019
Boletim Informativo sobre o Propano
B- WORKSHOP SOBRE O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2)
Local: São Paulo – SP
Data: 25 de abril de 2019
Boletim Informativo sobre o CO2
C- WORKSHOP SOBRE O HFO e misturas HFO/HFC de baixo GWP
Local: São Paulo – SP
Data: 13 de junho de 2019
II ENCONTRO SOBRE TECNOLOGIAS PARA O SETOR DE AR CONDICIONADO - EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS DO USO DO R-290 (PROPANO) COMO FLUIDO FRIGORÍFICO EM EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO RESIDENCIAIS
Trata-se de evento coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).
O evento foi realizado com a finalidade de discutir o uso do propano em equipamentos de condicionamento de ar de uso residencial e objetivou mobilizar o setor produtivo, apresentar tecnologias e conhecimentos, bem como as oportunidades diante do cenário de eliminação dos HCFCs e da aprovação da Emenda de Kigali, que trata da eliminação da produção e consumo de HFCs e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de contar com palestras sobre:
- O relatório do TEAP sobre as tecnologias e equipamentos de baixo GWP para equipamentos de ar condicionado (AC) residencial;
- As experiências em campo sobre a utilização do R-290, que foram apresentadas por duas fabricantes de equipamentos AC: Godrej/Índia e Midea/China;
- Um estudo de caso sobre os principais aspectos da conversão de equipamentos AC com R-290;
- Requisitos e avanços em P&D relacionados à segurança.
Local: Brasília/DF
Data: 28 de novembro de 2019.
Redes Sociais