Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Manuais e Diretrizes

O objetivo do Manual do Parecerista é fornecer aos integrantes do Grupo de Análise de Projetos (GAP) os instrumentos necessários para realizar a análise e a avaliação das propostas de projetos em conformidade com os objetivos, critérios e exigências do PDPI,

Levando em conta seu objetivo de apoiar os povos indígenas da Amazônia brasileira, e considerando as exigências da cooperação internacional, o PDPI tem por diretriz simplificar o máximo possível tanto os procedimentos de preenchimento dos formulários de projeto quanto a sua análise.

O parecerista deve ler os projetos procurando entender o que está sendo proposto, sempre tendo em vista que, na maioria dos casos, o português não é a primeira língua daqueles que o elaboraram. Além disso, devem ser observadas as especificidades culturais de cada povo indígena, evitando projetos que possam ter repercussões culturais negativas. Instruções mais detalhadas encontram-se no próprio Manual, aqui disponível para download. 

Manual do Parecista.doc - 166KB

 

Formulário Eletrônico e Suplemento

No Formulário para Apresentação de Projetos estão contidas informações básicas e a forma de solicitar os recursos para o PDPI. A versão eletrônica apresenta a vantagem de o projeto poder ser elaborado de forma automática, tendo toda sua estrutura financeira interligada, ou seja, com uma entrada única de dados. Além disso, o Formulário eletrônico ajuda a evitar erros no preenchimento, ao vincular objetivos e atividades. Caso haja algum problema nesse sentido durante o preenchimento, o próprio Formulário indica.

Além do Formulário, disponibilizamos para download o Suplemento Informativo a ele associado. O Suplemento traz novas informações e esclarecimentos, que o se pretende incorporar a uma segunda edição do Formulário.

 

Formulário para Apresentação de Projetos
Suplemento Informativo

 

Fim do conteúdo da página