Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eventos

A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental promove regularmente debates com especialistas e interessados sobre temas e experiências relevantes para a mudança do clima. 

CCC - Conhecimento, Café e Clima

Sobre

logo cccOs encontros “Conhecimento, café e clima” são realizados com o objetivo de oferecer mais uma oportunidade de aprendizado para governo e sociedade. O principal foco são os temas vinculados à mudança do clima e ações internacionais dentro dessa esfera, além de possíveis ações e métodos que podem ser aplicados à realidade brasileira espelhando-se em outras experiências.

 

 

 

Lançamento do Ciclo e Ferramenta de Elaboração de Estratégias de Adaptação Para Organizações da Sociedade Civil 

Sobre


O evento tem como objetivo divulgar o Ciclo e a Ferramenta de apoio à elaboração de estratégias em adaptação. O ciclo e a ferramenta visam apoiar o planejamento em adaptação à Mudança do Clima nos projetos e programas liderados pelas organizações da sociedade civil. Trata-se de uma parceria entre MMA, GVces, UKCIP e Embaixada Britânica. 

Data: 29/02/2016 às 16h
Local: Auditório Ipê Amarelo - Ministério do Meio Ambiente (Sede) - Esplanada dos Ministérios, Bloco B 

Curso Environmental Based Adaptation ou Adaptação Baseada em Ecossistemas

Sobre



A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) e Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a "Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit" (GIZ), realizaram entre os dias 28 e 30 de agosto e entre os dias 03 e 05 de setembro de 2013, o curso de introdução à Adaptação Baseada em Ecossistemas.

O objetivo foi capacitar servidores e técnicos de governos estaduais e do governo federal na ferramenta Adaptação Baseada em Ecossistemas (ABE), divulgando essa metodologia como um dos subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas.


Seminário “Opções Metodológicas para identificação da Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas no Brasil e na União Europeia” 

Sobre


Realizado em 04 de novembro de 2014, o objetivo do evento foi apresentar e discutir diferentes metodologias e abordagens para identificação da vulnerabilidade às mudanças climáticas, a partir de experiências no Brasil e na UE, com vistas a apoiar a elaboração de uma estratégia nacional de Adaptação.

Seminário: “Indicadores de Vulnerabilidade da População à Mudança do Clima no Brasil”

Sobre

Realizado entre 25 e 26 de março de 2015, o objetivo do seminário foi apresentar ao governo federal, aos estados participantes, e a pesquisadores e gestores especialistas, a proposta do índice para a avaliação da vulnerabilidade da população aos impactos da mudança do clima em escala municipal. Esse evento foi realizado no âmbito do Projeto Indicadores de Vulnerabililidade à Mudança do Clima.

Neste seminário a proposta foi avaliada criticamente por representantes de várias agências públicas e instituições de pesquisa do país. Os produtos e conclusões do seminário serão importantes para subsidiar o aperfeiçoamento da proposta, a ser utilizada no Projeto.

 
3º Workshop Adaptation Futures

Sobre

O 3º Workshop Adaptation Futures, realizado no âmbito do Programa PROVIA das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA- UNEP), foi realizado na cidade de Fortaleza entre os dias 12 e 16 de maio de 2014. O seminário recebeu apoio do Fundo Clima e representa o principal fórum internacional para o debate e discussão científica do tema adaptação as mudanças climáticas, consistindo em uma das principais iniciativas para sistematização e disseminação de pesquisas e projetos em Adaptação às Mudanças Climáticas no mundo. O seminário consistiu em quatro dias de palestras, apresentações orais e sessões de pôsteres. No último dia, ocorreu ainda um Workshop Internacional de Alto Nível sobre Políticas de Seca para as regiões áridas e semiáridas do mundo. 

A SMCQ organizou um side event neste seminário, no dia 13 de maio, com o objetivo de apresentar à comunidade científica e aos participantes do evento os esforços do Governo Federal na Construção do Plano Nacional de Adaptação. As apresentações incluíram iniciativas de análise da vulnerabilidade em diferentes setores e escalas.

Side Event: “Adaptation in Brazil: Vulnerability Assessment and Governamental Efforts in Different Approaches”



2ª Oficina da Câmara Técnica CNI sobre Adaptação as Mudanças Climáticas: “Diálogo com o Setor Privado sobre Adaptação à Mudança do Clima no Brasil”

Sobre

Realizado em 24 e 25 de setembro de 2014, o objetivo desta oficina foi apresentar o resultados dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GT Adaptação e das redes setoriais/temáticas, para a Câmara Técnica de Adaptação da CNI. 

MMA e MCTI apresentaram os resultados alcançados até o momento pelo GT Adaptação, e os coordenadores das Redes Água, Biodiversidade e Força Tarefa Zona Costeira também apresentaram seus trabalhos. Foi realizada também apresentação dos resultados recentes alcançados pela equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na regionalização de modelos climáticos usando os cenários atualizados do Assessment Report 5, AR 5, lançado em 2014, pelo IPCC.

 

Fim do conteúdo da página