Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clima > Adaptação > Diálogos e Parcerias
Início do conteúdo da página

Diálogos e Parcerias

Além dos projetos desenvolvidos pelo MMA e demais parceiros, são realizados esforços para estabelecer diálogos e parcerias com centros de pesquisa, comunidade científica, entidades empresariais, a sociedade civil organizada e demais entes federados visando o fortalecimento do tema. 

Edição Especial da Página 22

Sobre

Imagem pagina 22Uma edição especial da revista Página 22, da Fundação Getúlio Vargas, foi elaborada para divulgar projetos finalistas que concorreram à Chamada de casos sobre Soluções Baseada na Natureza, coordenada pela Fundação O Boticário. 

O MMA participou dessa iniciativa, por meio de uma parceria entre SBIO e SMCF, constituindo um comitê de avaliação das propostas,  juntamente com a Fundação O Boticário e a Fundação Getúlio Vargas (GVCES e Pagina 22).

Foram selecionadas 15 propostas vencedoras, a disseminação destas inicitiavas deve ensejar o reconhecimento da sociedade brasileira e prover ganho de escala, estimulando outras experiências futuras.



Construção da estratégia do Brasil para o Fundo Verde do Clima (GCF)

Sobre


ANDA Estratégia do Brasil para o Fundo Verde do Clima – Green Climate Fund, representa o documento base que orientará a participação do país junto ao Fundo Verde do Clima da Convenção Quadro das Nações Unidas (CQNUMC). Espera-se, com este documento, oferecer subsídios para as decisões do Conselho Diretor do Fundo sobre a aprovação de projetos.

A CGMC coordenou a participação os órgãos e entidades e vinculadas do MMA no processo de construção da Estratégia do Brasil para o GCF. A primeira proposta elaborada pelo governo brasileiro ficou disponível para consulta pública em meio eletrônico até o dia 08 de dezembro de 2017. As contribuições recebidas no âmbito da consulta pública estão sendo analisadas e consideradas pela Secretaria de Assuntos Internacionais/SAIN do Ministério da Fazenda/MF.




Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas – FBMC

Sobre


fbmcO Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) é um dos membros do Grupo Técnico de Adaptação à Mudança do Clima (GT Adaptação), cujo objetivo é promover a articulação entre órgãos e entidades, públicas e privadas, apoiando a implementação, monitoramento, avaliação e revisão do PNA.

É o órgão oficial de representação da sociedade civil e atua como um canal permanente de acolhimento das sugestões, informações e questionamentos da sociedade. Acesse o site do FBMC





Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas – PBMC 

Sobre


Painel Brasileiro de Mudancas Climaticas  PBMCO Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é um parceiro importante na construção do Plano Nacional de Adaptação. O lançamento do Sumário Executivo do 1º Relatório de Avaliação Nacional – RAN I, do Grupo de trabalho II, representa o primeiro documento científico contendo informações sistematizadas sobre vulnerabilidade e adaptação no país. Estes esforço permitiu identificar acúmulos e lacunas de conhecimento que vão auxiliar nos trabalhos iniciais de construção do Plano. 

O MMA, por meio do Fundo Clima, foi um dos apoiadores do PBMC. Cabe destacar que parte dos pesquisadores do Painel são convidados a participar das redes temáticas como forma de tornar este diálogo direto e constante.

Fundação Boticário

Sobre

 

Fundacao BoticarioA Fundação Grupo Boticário nasceu em 1990 como uma das primeiras instituições da iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. A Fundação Boticário convidou o MMA a colaborar na definição do conteúdo de estudo sobre adaptação a mudança do clima baseada em serviços ecossistêmicos. Este trabalho representou uma oportunidade de colaboração e de apoio ao desenvolvimento do componente de biodiversidade do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.

Para a execução do trabalho foi contratado o ICLEI Brasil, que em colaboração com o Observatório do Clima, elaborou o estudo “Adaptação Baseada em Ecossistemas: Oportunidades para políticas públicas em mudanças climáticas.”


Rede Clima 

Sobre


Rede Clima

A Rede Clima - Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas foi instituída em 2007 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), sendo coordenada por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dados, informação e conhecimento sobre mudanças do clima têm sido produzidos pela Rede Clima, atendendo às necessidades de informação para formulação e acompanhamento das políticas públicas acerca do tema. 



 Secretaria de Assuntos Estratégicos – Projeto Brasil 2040: cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima 

Sobre

brasil2040A extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), foi responsável pela elaboração do estudo "Brasil 2040: cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima". O estudo visa produzir conhecimento estratégico acerca dos impactos da mudança do clima, por meio da aplicação de modelos climáticos regionalizados com base nos cenários de emissões do IPCC; e estimar como essas mudanças podem afetar os setores econômicos, os recursos naturais e as populações, sugerindo estratégias de prevenção e de aumento da resiliência.



Parcerias Concluídas 

Núcleo de Articulação Federativa para o Clima – NAFC

Sobre

O diálogo federativo é outro aspecto relevante para a discussão sobre adaptação à mudança do clima, considerando que grande parte dos impactos ocorre em escala local e regional. Nesse contexto, foi instituído em fevereiro de 2014 no âmbito do Núcleo de Articulação Federativa coordenado pelo MMA e Casa Civil, um grupo específico para harmonização do entendimento sobre políticas de adaptação (GT Adaptação NAFC).


Acordo de Cooperação Técnica - CNI/MIDIC/MMA

Sobre

Em 2012, os Ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Indústria e Comércio (MDIC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram Acordo de Cooperação técnica visando o apoio à implementação e revisão do Plano Indústria de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, no âmbito da Política Nacional sobre Mudança do Clima, no período de 2012 a 2015.
A CNI também criou uma Câmara Técnica sobre Adaptação as Mudanças Climáticas para discutir e avançar na compreensão dos impactos das mudanças climáticas no setor e como este pode se organizar para reduzir a sua vulnerabilidade. Em setembro de 2014 foi realizada a oficina “Diálogo com o Setor privado sobre Adaptação à Mudança do Clima”


Acordo de Cooperação Técnica WRI - Ethos 

Sobre

A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, diante das demandas crescentes de desenvolvimento de subsídios para a estruturação de uma agenda de articulação federativa sobre mudança do clima, no âmbito do Núcleo de Articulação Federativa sobre o Clima (NAFC) celebrou, em 2013, Acordo de Cooperação Técnica (2013/2015) com as instituições Embarq-Brasil/WRI (World Resources Institute), Uniethos e o Instituto Ethos para a junção de esforços para a promoção de estudos e iniciativas em mudança do clima com foco no em processos de harmonização de legislação subnacional e mobilização de agentes de setor empresarial para a agenda climática.
















































Fim do conteúdo da página