Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clima > Adaptação
Início do conteúdo da página

O que é

 O que é Adaptação à Mudança do Clima?

   terra.accf       
            “Adaptação à mudança do clima relaciona-se ao processo de ajuste de sistemas naturais e humanos ao comportamento do clima no presente e no futuro. Em sistemas humanos, a adaptação procura reduzir e evitar danos potenciais; ou explorar oportunidades benéficas advindas da mudança do clima. Em sistemas naturais, a intervenção humana busca apoiar o ajuste destes sistemas ao clima atual e futuro e seus efeitos (IPCC, 2014).”

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2007)1 aponta que mesmo que a concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera seja estabilizada, o acúmulo de GEE existentes hoje afetará o comportamento do sistema climático no futuro, ocasionando, por exemplo, aquecimento da temperatura da terra e aumento do nível do mar, pelos próximos anos.

Dessa forma, há um consenso de que será necessário promover medidas de adaptação em escala nacional e global, independente dos esforços de mitigação, uma vez que a ocorrência de algum nível de mudança do clima é inevitável. O estabelecimento de medidas de adaptação representa uma estratégia essencial para a redução da severidade e dos custos dos impactos da mudança do clima atual e futuro (Pew Center on Global Climate Change, 2004)2.

Comprometido com este desafio, o governo brasileiro elaborou, entre os anos de 2013 e 2016, o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, um documento que sintetiza e orienta o conjunto de ações, estratégias e prioridades do governo junto à sociedade civil e ao setor privado, para promover a gestão e redução dos riscos advindos da mudança do clima e aproveitamento de oportunidades.

1https://unfccc.int/files/press/backgrounders/application/pdf/press_factsh_science.pdf
2https://www.c2es.org/site/assets/uploads/2004/06/role-adaptation-united-states.pdf

Fim do conteúdo da página