Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão Territorial > Projeto TerraMar
Início do conteúdo da página

Projeto TerraMar

Logo -terramar2
O Projeto TerraMar tem por objetivo apoiar a gestão ambiental territorial integrada do espaço continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade. Além de apoiar processos para o fortalecimento da gestão ambiental territorial, o TerraMar implementa medidas de conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha e costeira, desenvolve estratégias para a integração de iniciativas de monitoramento da qualidade ambiental e promove capacitações e processos de formação de redes participativas, nas áreas de atuação do projeto.

Onde atuamos?

O Projeto TerraMar atua em duas áreas da costa brasileira - região da Costa dos Corais e região dos Abrolhos, situadas respectivamente nos estados de Alagoas e Pernambuco, e Espírito Santo e Bahia. Por abrigar ecossistemas únicos e singulares, são áreas extremamente relevantes para a conservação e uso sustentável da biodiversidade costeira e marinha e um dos motivos da escolha dessas regiões para a atuação do Projeto.

Mapa 01• A Região da Costa dos Corais abrange 15 municípios do litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas. Nessa área localiza-se a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de praias e mangues. Outra unidade de conservação costeira da região é a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe. Seus recursos naturais incluem manguezais, remanescentes da mata atlântica, mata de restinga e cordões de arrecifes. A região da Costa dos Corais destaca-se também por ser importante área de soltura e único ponto de reintrodução na natureza do peixe-boi marinho, uma das espécies de mamíferos aquáticos mais ameaçadas do país.

Mapa Abrolhos• A Região dos Abrolhos possui a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Para proteger esta biodiversidade única foram estabelecidas as seguintes unidades de conservação federais: o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, as Reservas Extrativistas Marinhas de Corumbau, Canavieiras e Cassurubá e a Reserva Biológica de Comboios. No território baiano da região, há ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia, que se sobrepõe em parte à Resex do Cassurubá. As águas rasas e quentes da região, proporcionam um importante berçário para as baleias jubarte e para a desova de tartarugas marinhas. Além disso, na parte continental destaca-se a foz do Rio Doce, limite sul da região dos Abrolhos, no norte do Espírito Santo.

Quem somos?

O Projeto é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Ministério Federal do Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

BarraLogo BMU GIZ TM PeriodoEleitoral







 
 
 
Para implementar as ações nas regiões, o TerraMar conta com a parceria dos governos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo, além de prefeituras, associações, movimentos sociais, organizações não governamentais, setor privado e outros atores que atuam no continente e no mar, nesses territórios.

Acompanhe as atividades do TerraMar e o que acontece nas regiões dos Abrolhos e da Costa dos Corais nos canais da nossa rede : Facebook, Flickr e YouTube.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (61) 2028-2364


O desafio     Informativos e matérias     Relatórios     Vídeos

Fim do conteúdo da página