O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia, nos termos do Decreto no 6.527, de 1º de agosto de 2008.
O Fundo Amazônia apoia projetos nas seguintes áreas:
- Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
- Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
- Manejo florestal sustentável;
- Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta;
- Zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
- Conservação e uso sustentável da biodiversidade; e
- Recuperação de áreas desmatadas.
O Fundo Amazônia pode utilizar até 20% dos seus recursos para apoiar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países tropicais.
Além da redução das emissões de gases de efeito estufa, as áreas temáticas propostas para apoio pelo Fundo Amazônia podem ser coordenadas de forma a contribuir para a obtenção de resultados significativos na implementação de seus objetivos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônia.
Gestão
O Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que também se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.
Comitê Técnico do Fundo Amazônia (CTFA)
Data para a realização de Oficina para a elaboração de mapa sobre o valor estimado da biomassa da vegetação amazônica no Brasil, por tipologia florestal: 15 de outubro de 2012, em Brasília, DF, na sala T13 do Ministério do Meio Ambiente, na 505 Norte, Bloco B, Ed. Marie Prendi Cruz, Térreo, a partir da 10h.
Seguem os links com os artigos científicos que servirão de base para a confecção do mapa. A partir das informações contidas nos artigos indicados faz-se a seguinte pergunta: que mapa representaria melhor o valor da biomassa da Floresta Amazônica Brasileira, por tipologia florestal?
- Baccini et al - 2012, Estimated carbon dioxide emissions from tropical deforestation improved by carbon-density maps
- Houghton et al - 2001, The spatial distribution of forest biomass in the Brazilian Amazon: a comparison of estimates
- Malhi et al - 2006, The regional variation of aboveground live biomass in old-growth Amazonian forests
- Nogueira et al - 2008, Estimates of forest biomass in the Brazilian Amazon: new allometric equations and adjustments to biomass from wood-volume inventories
- Saatchi et al - 2007, Distribution of aboveground live biomass in the amazon basin
- Salimon et al - 2011, Estimating state-wide biomass carbon stocks for a REDD plan in Acre, Brazil
Mais Informações
Redes Sociais