Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apoio a Projetos > Fundo Amazônia
Início do conteúdo da página

Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia, nos termos do Decreto no 6.527, de 1º de agosto de 2008.

O Fundo Amazônia apoia projetos nas seguintes áreas:

  • Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
  • Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
  • Manejo florestal sustentável;
  • Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta;
  • Zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
  • Conservação e uso sustentável da biodiversidade; e
  • Recuperação de áreas desmatadas.


O Fundo Amazônia pode utilizar até 20% dos seus recursos para apoiar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países tropicais.

Além da redução das emissões de gases de efeito estufa, as áreas temáticas propostas para apoio pelo Fundo Amazônia podem ser coordenadas de forma a contribuir para a obtenção de resultados significativos na implementação de seus objetivos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônia. 

Gestão

O Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que também se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.

Comitê Técnico do Fundo Amazônia (CTFA)

Data para a realização de Oficina para a elaboração de mapa sobre o valor estimado da biomassa da vegetação amazônica no Brasil, por tipologia florestal: 15 de outubro de 2012, em Brasília, DF, na sala T13 do Ministério do Meio Ambiente, na 505 Norte, Bloco B, Ed. Marie Prendi Cruz, Térreo, a partir da 10h.
Seguem os links com os artigos científicos que servirão de base para a confecção do mapa. A partir das informações contidas nos artigos indicados faz-se a seguinte pergunta: que mapa representaria melhor o valor da biomassa da Floresta Amazônica Brasileira, por tipologia florestal?

Textos:


Mais Informações

Site do Fundo Amazônia

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página