Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações

 

Ações no âmbito do PPCS devem idealmente incorporar a (e beneficiar-se da) influência recíproca que existe entre produção e consumo, levando em conta os limites físicos e biológicos que a natureza impõe e os valores éticos parte da cultura da sustentabilidade.

Comporão o Plano Pactos Setoriais, Ações Governamentais, Iniciativas Voluntárias, Ações de Parceria, e Forças-Tarefa. Estes serão os instrumentos para implementação deste novo modelo de desenvolvimento que se propõe através do PPCS, abarcando ações públicas e privadas, individuais ou em parceria.


Devem ser consideradas tanto ações que enfoquem o sistema produtivo em si, quanto as que enfoquem o sistema institucional-regulatório que o sustenta: infra-estrutura, tecnologia, instrumentos econômicos e regulatórios.Devem ser igualmente consideradas ações que tenham impacto no sistema cultural e educacional visando à mudança de comportamentos.


Para fazer oficialmente parte do Plano, a ação/iniciativa deve observar os critérios de transparência que incluem relatórios anuais e metas monitoradas - por agente externo à empresa ou organização. As ações/iniciativas do PPCS devem ser inovadoras e inspiradoras, provocando, através da exemplaridade, mudanças nos padrões de produção e consumo no País. Devem apresentar um salto em direção à maior sustentabilidade de processos e produtos, no consumo e pós-consumo dos mesmos.


Critérios para inclusão de ações e iniciativas no PPCS:

  • Atender os objetivos de ao menos uma das seis prioridades do 1º ciclo do PPCS

  • Ter impacto relevante na promoção da produção e consumo sustentáveis

  • Ter metas estabelecidas para o período entre 2012-2014

  • Ser passível de monitoramento e verificação periodicamente

  • Ter caráter inovador e gerar exemplaridade

  • Promover mudanças de hábito

  • Promover reduções significativas de impacto ambiental


Para inclusão de ações governamentais, iniciativas voluntárias e pactos setoriais no PPCS, que será lançado em outubro de 2011, é necessário preencher os formulários disponíveis neste site. As iniciativas encaminhadas serão analisadas segundo os critérios acima.


Serão aceitas indicações de ações e iniciativas até o dia 16 de setembro de 2011.

 

 

Fim do conteúdo da página