Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota Verde

Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos

O IBAMA criou e disponibiliza em seu site o sistema "Nota Verde", uma ferramenta de informação à sociedade sobre os níveis de emissão de diferentes marcas e modelos fabricados e/ou vendidos no Brasil. É uma informação que reforça o consumo consciente ao possibilitar a classificação dos automóveis em um índice que reúne, tanto as emissões, quanto os já tradicionais parâmetros de escolha de um veículo, como potência, consumo e tipo de combustível. Também se constitui um instrumento de estímulo ao setor automotivo pela busca de tecnologias ambientalmente mais adequadas para o desenvolvimento de motores e combustíveis.

Esse sistema de informação permite consultas simples, bastando, para tanto, escolher o ano, a marca, o modelo e a versão do veículo desejado para que sejam fornecidas a Nota Verde e os dados de teste do carro. É possível também fazer a comparação simultânea de até três marcas/modelos/versão de carros, ou informar apenas o ano e obter a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas em ordem decrescente.

A "Nota Verde" se aplica a todos os modelos de veículos leves, homologados na Fase L5, e que ao serem analisados, receberam até 5 estrelas verdes concedidas conforme a soma dos seguintes critérios:
 

I - Por baixa emissão de poluentes convencionais (CO, NMHC e NOx):

    - Modelo atendendo entre 80% e o limite = 1 estrela

    - Modelo atendendo entre 60% e 80% do limite = 2 estrela

    - Modelo atendendo abaixo dos 60% do limite = 3 estrelas
 

II - Nível de emissão de CO2, calculado a partir do valor de emissão homologado, descontando-se a parcela "etanol" (17,7% para E22 e 100% para E100) e, no caso dos veículos a álcool ou flex, fazendo-se uma média entre a emissão com E22 e com E100:

    - Abaixo de 80 g/km =  1 estrela
 

III - Combustível utilizado:

    - Veículo movido a combustível renovável (flex ou dedicado), híbrido ou elétrico  = 1 estrela

Fim do conteúdo da página