Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Definições

Ciclo de condução
Cilindradas
Combustível
Ensaio de homologação
Especificação de motor 
Gases do efeito estufa (GEE)
Limite de Emissão
Opacidade
Poluentes Atmosféricos
Relatório de Valores de Emissão de Poluição- RVEP 
Transmissão
Veículo Flex Fuel
Veículo Tetrafuel


Ciclo de condução - Procedimento para determinação de emissões veiculares, sendo composto de um conjunto diferente de parâmetros: velocidade, distância, aceleração, tempo de condução, duração e freqüência de partidas e paradas com objetivo de simular um padrão de condução próximo da realidade.
No Brasil o ciclo de condução adotado para determinação de várias emissões em veículos leves e comerciais leves, entre as quais o CO2, é o ciclo americano conhecido como FTP-75 (Federal Test Procedure 75). Os procedimentos relativos a este ensaio são descritos na Norma Brasileira (NBR 6601). Existem outros ciclos de testes empregados no mundo: o Europeu (NEDC - New European Drive Cycle), o Japonês e o Americano (CAFE - Corporate Average Fuel Economy). Convém salientar que as emissões veiculares e consumo de combustíveis dependem da forma de condução, o que torna inadequada a comparação direta dos resultados obtidos para o mesmo veículo ensaiado sob diferentes ciclos (Europeu, Americano ou Japonês).
voltar para o topo


Cilindradas (litros ou centímetros cúbicos) - A cilindrada ou volume de deslocamento do motor é definido como o volume varrido pelo deslocamento de uma peça móvel numa câmara hermeticamente fechada durante um movimento unitário. Este conceito aplica-se em diferentes tipos de bombas e motores. O movimento unitário corresponde a uma ida e volta no caso de um dispositivo linear como um pistão, ou a uma rotação no caso de um dispositivo giratório.
voltar para o topo


Combustível - No Brasil, no caso de veículos, os combustíveis usuais são o etanol (álcool etílico hidratado), gasolina misturada com álcool anidro, óleo diesel e gás natural veicular (GNV). Os veículos são ensaiados com todos os combustíveis para os quais foram projetados.
voltar para o topo


Ensaio de homologação - referência ao número de testes realizados para determinação das emissões veiculares conforme a Resolução CONAMA 299/01 e instrução normativa IBAMA no. 28.
voltar para o topo


Especificação de motor - Informações gerais tais como nome e/ou codificação própria do fabricante, número de válvulas e se o veículo é Flex ou não. São informações fornecidas pelo fabricante no RVEP.
voltar para o topo


Gases do efeito estufa (GEE) - Os GEE são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida. Os GEE emitidos por veículos incluem o dióxido de cabono, o metano, o dióxido de nitrogênio e os hidroflurocarbonos.
voltar para o topo


Limites de Emissão - São os valores máximos legalmente estabelecidos em gramas por quilômetro de poluentes para veículos leves e comerciais leves
voltar para o topo


Opacidade - Medida da impenetrabilidade da radiação eletromagnética ou de outros tipos de radiação. Quando a luz colide com uma interface entre duas substâncias, pode ser parcialmente refletida, dispersada, absorvida e/ou transmitida. Uma substância opaca transmite muito pouca luz, e entretanto reflete, dispersa, ou absorve a maioria esta. A medida da opacidade é realizada pela quantificação da fuligem ou fumaça preta através de um equipamento chamado opacímetro.
voltar para o topo


Poluentes atmosféricos - qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Resolução CONAMA 05/1989).
voltar para o topo


RVEP - A cada início de semestre civil, o fabricante ou importador representante, deverá fornecer ao Instituto Brasileiro dos Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, num prazo de trinta dias, o RVEP (Relatório de Valores de Emissão da Produção) relativo ao semestre imediatamente anterior (Resolução CONAMA 299/01).
voltar para o topo


Transmissão - caixa de engrenagens que fornece relações diferentes da engrenagem entre o motor e as rodas da movimentação para ter um melhor aproveitamento do torque. A transmissão pode ser manual (M), semi-automática (SA), automática (A) e continuamente variável (CVT). Quando acompanhada de um número se refere ao número de velocidades possíveis.
voltar para o topo


Veículo Flex Fuel - em inglês: flexible-fuel vehicle - FFV ou dual-fuel vehicle (veículo de combustível duplo) - veículo equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos (Ciclo Otto) que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível. O veículo de combustível flexível mais comum disponível no mercado mundial utiliza a gasolina ou o álcool . Um sensor detecta a mistura do combustível e ajusta a injeção de acordo com a mistura. Assim pode-se usar tanto álcool quanto gasolina, ou uma mistura dos dois em qualquer proporção.
voltar para o topo


Veículo Tetrafuel - Veículo flex que permite o uso de 4 combustíveis diferentes: gás natural veicular (GNV), álcool hidratado, gasolina (adicionada de álcool anidro) e gasolina pura.
voltar para o topo

Fim do conteúdo da página