Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), completou, em 2014, 15 anos de existência. Seu principal objetivo é promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.
 
DADOS
(Até Junho de 2015)

165 instituições públicas municipais, estaduais e federais possuem termo de adesão vigente com o programa (duração de cinco anos e depois precisa renovar)

545 órgãos cadastrados na Rede A3P, canal de comunicação para troca de experiências (podem participar sem termo de adesão)


                                  
A3P

                                   
                                         CONFIRA A LINHA DO TEMPO DA A3P


a3p-linha-tempo 21072015 PUBLICADO  

Obs: Os três Selos A3P criados em 2014 possuem cores diferenciadas para reconhecer o empenho das entidades públicas na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública: Verde (instituições que fizeram a adesão formal) | Prata (entidades que entregaram Relatório Anual) | Laranja (instituições vencedoras do Prêmio Melhores Práticas da A3P) 





A3P em Numeros - 2005 a 2015Imagem5Imagem6Imagem7Imagem8Imagem9
Fim do conteúdo da página