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Perguntas Frequentes

1.       Quem é o responsável pelo cadastramento e a atualização dos dados no CNUC?

O responsável é o órgão gestor responsável pela gestão da unidade de conservação. Para saber quais são os órgãos gestores que já estão cadastrados no CNUC clique aqui.

2.       Como obter informações sobre várias Unidades de Conservação ao mesmo tempo e em formato de tabela?

Para isso solicite um relatório parametrizado através do link http://www.mma.gov.br/cadastro_uc/relatorio_uc.

Na página do relatório selecione as opções HTML tabular ou CSV (tabela), a seguir selecione as informações que você deseja que componha a tabela, como exemplifica a figura abaixo.

Se você selecionar HTML tabular irá aparecer uma nova aba do seu navegador com uma tabela com as informações selecionadas. Você pode selecionar toda a tabela copiar e colocar num editor de texto ou de planilha. Se você selecionar CSV (tabela) aparecerá uma janela para você fazer o download de um arquivo no formato CSV, o qual você poderá abrir em qualquer programa que lê planilha, como o Microsoft Excel ou o BrOffice Calc.

 

3.       Onde encontro informações de área da UC?

Ao fazer uma consulta de UC a informação da área da UC está disponível na ficha da UC e nas informações do saiba mais, conforme ilustra a figura abaixo.

Ao solicitar um relatório parametrizado para obter a área da UC é necessário selecionar a opção “Atos legais” conforme mostra a figura abaixo.

4.       Como consigo fazer o download da poligonal do limite da UC em formato shape?

Para obter informações detalhadas de como obter os shapes das UC cadastradas no CNUC clique aqui.

5.       Por que nem todas as UC têm a informação da poligonal do limite da UC disponível?

Porque nem sempre os Órgãos Gestores cadastram a informação geoferrenciada com uma qualidade onde é possível localizar com clareza a unidade de conservação.

6.       Quais são os objetivos do CNUC?

·      Avaliar a conformidade da Unidade de Conservação com o disposto na lei do SNUC.

·      Disponibilizar informações oficiais sobre as Unidades de Conservação para a sociedade.

·      Disponibilizar ferramentas de gestão e geoprocessamento para os gestores das unidades de conservação cadastradas.

7.       Quais são os princípios de funcionamento do CNUC?

·      O Ministério do Meio Ambiente é o responsável pelo desenvolvimento e manutenção do CNUC, a análise dos dados básicos para verificar se a unidade de conservação está em acordo com o SNUC e a divulgação das informações cadastradas.

·      Os órgãos gestores são responsáveis pelo cadastramento e a qualidade dos dados das unidades de conservação e têm autonomia no gerenciamento de seus usuários.

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