Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geoprocessamento

i3Geo - Acesse dados geográficos do Brasil e regiões específicas. Gere mapas de forma rápida e simples. Veja também a comunidade i3Geo no portal do software público .

   
i3Geo com Google Maps - Versão do i3Geo com o Google Maps integrado, permitindo montar mapas com camadas do banco de dados do MMA, do Google Maps e arquivos KML.
   
i3Geo com Google Earth - Versão do i3Geo com o Google Earth integrado, permitindo montar mapas com camadas do banco de dados do MMA em uma visão 3d.
   
Geonetwork - Pesquise dados geográficos existentes no MMA e outras instituições.

   
DataDownload - Faça o download dos temas existentes no servidor
de dados geográficos do MMA.
   
Gerador de links - Gere links que abrem mapas para incluir em sua página.
   
WsCliente - Pesquise os web services desenvolvidos pelo MMA e instituições parceiras e acesse dados diretamente.
   
Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal - Acesse as geoinformações do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal, estruturadas em forma de Atlas interativo, utilizando o i3Geo.

 

 

Imagem Mapas específicos



Geoprocessamento é um instrumental tecnológico fundamental para o conhecimento da realidade e definição de ações. O Ministério do Meio Ambiente utiliza essa tecnologia nos estudos técnicos que desenvolve, procurando estar sempre atualizado em relação aos avanços científicos nas áreas de obtenção, processamento e difusão de dados espaciais.

Tendo como parâmetro para o desenvolvimento de sistemas o uso de programas de computador livres, o MMA procura utilizar sempre alternativas de qualidade, criando produtos que possibilitem aos usuários explorarem a base de dados geográficos disponível. Conheça os de maior destaque.

Para permitir que as pessoas utilizem a tecnologia de geoprocessamento acessando o conjunto de dados disponíveis no MMA e em outras instituições, desenvolvemos uma aplicação denominada mapa interativo. Esse produto não exige nenhuma instalação adicional de programas no computador do usuário, bastanto um navegador para internet e uma conexão com essa rede. A tecnologia utilizada nesse mapa é totalmente baseada em softwares livres e em padrões de interoperabilidade adotados pelo governo.

Na internet existem vários sítios que demonstram o uso de tecnologias livres em geoprocessamento. Um panorama dos programas livres existentes nessa área é apresentado em uma tabela que resume as características dos principais softwares.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página