Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Ambiental > Programas, Projetos e Ações
Início do conteúdo da página

Educomunicação


A Educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que cuida da articulação de ações comunicação para a Educação Ambiental. Em atendimento à lei 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental, esta linha de ação tem como objetivo  proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade.


                                                                       AÇÕES ESTRATÉGICAS                                                                   

1) Coleciona: Fichário do Educador Ambiental

coleciona

2) Circuito Tela Verde: Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente

logoCTV copy

3) Projeto Salas Verdes

logo salas verdes nova 400x339 colorido 1

4) Plataforma Educares: Práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos

Práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos

5) Concurso de Redação da Copa Verde: parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Confederação Brasileira de Futebol e  Ministério da Educação.

Clique na figura abaixo e acesse o regulamento
copa verde capa

____________________________________________________________________________________________________

  • Nas Ondas do São Francisco - Entre 2009 e 2010 o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordenou, em parceria com o Departamento de Revitalização de Bacias, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA o Projeto “Nas Ondas do São Francisco”. O Projeto teve como objetivos a realização de diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no contexto da revitalização dessa importante Bacia e a promoção da educação ambiental por meio de uma proposta de educomunicação. Um de seus resultados foi a produção de spots de rádio, que foram veiculados em mais de 150 rádios na região do São Francisco. Clique aqui para ouvir alguns dos spots de rádio gerados no projeto.
  • Telecentros –  Programa permanente de apoio a telecentros em áreas protegidas (UCs e Terras Indígenas ) e comunidades tradicionais, em parceria com o Ministérios do Planejamento, da Ciência & Tecnologia e das Comunicações. Consolidará espaços educativos onde será otimizada  a participação das populações nas atividades gestão ambiental (plano de uso, manejo comunitário, monitoramento socioambiental, vigilância territorial, etc)

 

Conheça o texto-base para as ações de Educomunicação Socioambiental  





 

Fim do conteúdo da página